domingo, 31 de maio de 2015

Michael Jackson


         Michael Jackson foi um cantor, dançarino e compositor norte-americano conhecido também como o Rei do Pop. Michael nasceu em 29 de agosto de 1958, e faleceu em 25 de junho de 2009, vítima de uma parada cardíaca. Entre os maiores sucessos do artista estão músicas como 'Thriller', 'Billie Jean', 'Beat It', 'Black Or White' e 'I Just Can't Stop Loving You'. A discografia de Michael Jackson inclui 10 álbuns de estúdio, incluindo o primeiro, Got to Be There, de 1972, e o último, Invincible, de 2001. O cantor ainda fez parte do grupo Jackson 5 quando criança, pelo qual lançou mais de 15 discos de estúdio. Thriller, o sexto álbum do cantor, lançado em 1982, é até hoje o disco mais vendido de todos os tempos. Sua carreira começou a decolar ainda na infância, em 1968, quando o grupo de irmãos, Jackson 5, sob supervisão do pai, assinou contrato com a Motown. Michael Jackson era o mais novo dos irmãos, mas o que mais se destacou, por ser o principal vocalista do grupo. O primeiro sucesso do grupo foi o single “I want You Back” e durante a década de 1970 os Jackson 5 conseguiram emplacar várias músicas nas paradas de sucesso dos EUA, aparecendo ainda em diversos programas televisivos. Uma das músicas mais conhecidas dos Jackson 5 era “ABC”. Além das músicas, o grupo destacava-se pelas performances em palco. Em 1979, Michael Jackson iniciou sua carreira solo com o álbum de “Off the Wall”, produzido por Quincy Jones, que vendeu cerca de sete milhões de cópias. A década seguinte seria a de consolidação de sua posição como o “Rei do Pop”. 
       O cantor se destacava pela sua voz potente e marcante, e pelas danças que fazia ao vivo enquanto cantava. O 'Moonwalk', passo no qual Michael parecia andar para frente mas se movia para trás, é um dos mais famosos. Michael Jackson também ficou conhecido pelos seus videoclipes superproduzidos, incluindo efeitos especiais e cenários irreverentes e de grande apelo. O álbum “Thriller”, de 1982, tornou-se o disco mais vendido até o momento, apresentando sucessos como "Billie Jean", "Beat It" e "Thriller". Outro motivo de sucesso de “Thriller” foi a utilização do videoclipe como forma de divulgação da produção musical. A inovação representou uma mudança de rumos na produção cinematográfica ao aliar a produção visual com a produção musical. A partir daí o videoclipe seria amplamente utilizado pelos principais artistas da indústria cultural em todo o mundo. 
      Esteticamente, Michael Jackson foi perdendo aos poucos as características afrodescendentes. Uma doença de pele era apresentada como o motivo de seu constante embranquecimento. Porém, o cantor fez diversas cirurgias plásticas, que deformaram principalmente seu rosto. 
     Michael Jackson morreu aos 50 anos, deixando três filhos: Paris Jackson, Prince Michael e Blanket Jackson. Deixou também um legado artístico no mundo musical, sendo conhecido pela alcunha de “Rei do Pop” e por passos de dança, como o “Moonwalk”. Mesmo morto, o cantor manteve o sucesso. Em 2010, foi considerado a celebridade morta mais lucrativa, segundo a revista Forbes, ao arrecadar 275 milhões de dólares.
Resultado de imagem para michael jackson

http://musica.com.br/artistas/michael-jackson/biografia.html
http://www.brasilescola.com/biografia/michael-jackson.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário